sábado, 29 de agosto de 2015

Inseto do dia: Formiga. (por Mister X A.)

As formigas somam os insetos mais numerosos do planeta. Em toda parte, existem formigas...é de longe a espécie que mais faz sucesso no mundo, pois sobreviveram às mais variadas catástrofes que já sacudiram nosso planeta. Até 2010, eram pelo menos 12.585 espécies diferentes de formigas que povoavam a Terra, mas é claro, esse número não pára de subir...isso vai longe. As formigas vivem suas vidas dentro de seus "países", que são as colônias. Uma colônia de formigas é um organismo muito mais complexo do que podemos imaginar. Lá dentro, estão todas as castas da sociedade das formigas, desde as formigas operárias, que são as que trabalham para a colônia, tanto na parte de coleta de alimentos, quanto construção de túneis e cuidados com os ovos da rainha, que é o caso das formigas enfermeiras, como também existem os exércitos das formigas-soldados, e a rainha da colônia, que vive isolada do restante da colônia, numa câmara especial. Pouquíssimas formigas têm acesso a rainha. As poucas que têm esse privilégio, são as que ajudam na manutenção dos ovos. Num município pequeno, como é o caso de Gonçalves, podemos encontrar algo em torno de 50.000 colônias. Cada colônia é meticulosamente construída, e abriga todas as formigas que dela fazem parte, além de estocar os alimentos que as formigas recolhem em suas aventuras pelo mundo exterior. 
ANATOMIA DA FORMIGA
O organismo da formiga é bastante simples! Na parte externa, possui o exoesqueleto, que protege os órgãos internos contra possíveis ataques de predadores. O corpo da formiga é dividido em 3 partes: CABEÇA, TÓRAX, E ABDÔMEN. Possui também um par de antenas na cabeça, por onde emite sinais para se comunicar com as outras companheiras, através do feromônio. Somente as rainhas são aladas, e um fato bastante curioso é que as formigas evoluíram de vespas pré-históricas, ou seja, há milhões de anos atrás, todas as formigas possuíam um par de asas, tal como os marimbondos. Por dentro da formiga, é tudo muito simples. Possui um Sistema Circulatório Aberto, ou seja, não existem veias nem vasos, e o sangue corre livremente pelo corpo. É dotada de um cérebro, embora que ainda muito pequeno. 

Nesta cena do filme Francês, da Futurikon, "Minúsculos", que foi lançado no início de 2015, podemos ver duas espécies diferentes de formigas disputando um cubo de açúcar. Realmente as formigas são apaixonadas por açúcar. Se você derruba uma bala no chão, alguns minutinhos mais tarde, o doce já estará tomado por formigas. Apesar das formigas serem animais muito bem organizados, não são muito queridas pelos seres humanos, e o motivo todo mundo já conhece: ELAS COMEM DE MAIS! Sim, as formigas não se aglomeram tão somente em cima da bala que você deixou cair no chão, elas também comem todos os tipos de alimentos, até carne. Os maiores danos que elas trazem, são para as lavouras, afinal, elas devastam as plantações de muitos agricultores, que enfurecidos com os prejuízos, acabam por apelar para o agrotóxico. Hoje, são facilmente encontrados, em qualquer supermercado, inseticidas. Existem de todos os tipos, para todos os gostos e bolsos. Existe até mesmo aquele que serve como isca. Um veneno que disfarçadamente é levado para dentro da colônia por uma das operárias, sem que a mesma desconfie, e ao chegar lá dentro, causa um verdadeiro colapso, matando todas as outras formigas. As formigas, ao contrário do que muitos pensam, não costumam entrar sempre em guerra, mas isso pode acontecer, principalmente se uma formiga de outra colônia, invade o formigueiro, liberando ali, um cheiro estranho, que desencadeia uma verdadeira confusão. Isso também ocorre, quando um inseto diferente, entra no formigueiro, sem ser convidado. As vezes podemos tropeçar em um tapete de formigas, mas não se assustem, elas não estão indo pra guerra, e sim para a fundação de um novo formigueiro. Todo formigueiro, quando superlotado, libera imensos grupos de formigas, que procuram outro local, para fundarem uma nova colônia. É uma maneira eficaz de esvaziar a colônia superlotada, e ao mesmo tempo, povoar novas terras. Existe também um detalhe muito curioso sobre elas: ELAS MANTÉM NAS REDONDEZAS DO FORMIGUEIRO, REBANHOS DE PULGÕES! Sim, elas mantém na copa das árvores mais próximas da colônia, outro tipo de inseto, como rebanho, os pulgões! Eles liberam uma seiva adocicada, que sugam dos vegetais, da qual as formigas adoram beber. Ao mesmo tempo que as formigas protegem os pulgões de outros insetos, eles liberam esse presente delicioso só pra elas...e assim, ambos se ajudam. Costumo dizer que o mundo não é dos homens, mas das formigas... ELAS SÃO A ESPÉCIE DOMINANTE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário