segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Inseto do dia: Barata. (by: Mister X A.)

As baratas sempre dão um jeito de invadir a nossa casa, não importa como, elas sempre entram...Entram por debaixo da porta, entram pela janela, entram pela chaminé da lareira, entram pelo ralo do banheiro...O negócio delas é entrar, invadir e causar o maior alvoroço, afinal, são odiadas por quem quer que seja. O principal motivo que as tornam tão perseguidas, é a fama de animal imundo. As baratas vivem da sujeira, e comem todo tipo de imundície. Passam a maior parte do dia, dentro de manilhas e encanamentos de esgoto. As baratas existem há mais de 300 Milhões de anos, e já somam algo entre 5000 espécies espalhadas por todo o planeta. Após o acasalamento, o espermatóforo do macho, é transferido para dentro da fêmea, e os ovos se desenvolvem dentro do corpo dela. Porém, também existem baratas que botam os ovos, como a maioria dos insetos faz.
O formato das baratas é oval e achatado.
ANATOMIA DA BARATA

ANATOMIA EXTERNA:
O seu tamanho médio é de 7 cm, embora algumas não passem de milímetros. A cabeça é pequena, e subtriangular, e o corpo é oval e achatado. Por fora, a barata se mantém meticulosamente limpa, mas dentro dela é que mora o problema.
ANATOMIA INTERNA:
Toda barata, possui um sistema digestivo bastante complexo, que conta até mesmo com um proventrículo, uma espécie de estômago químico, já que a barata come de tudo. A barata é um inseto onívoro, isto é, ela é adaptada a comer qualquer tipo de alimento. Como passa a maior parte do tempo dentro das manilhas de esgoto, acaba por se alimentar das fezes que passam por ali, e por esta razão, o interior da barata é extremamente imundo, e vetor de muitos agentes patógenos: vírus, bactérias, fungos, etc.

As baratas apesar de serem insetos bastante antigos, presentes no planeta milhões de anos antes da humanidade vir a existir, se adaptaram perfeitamente ao ambiente das cidades modernas. Você pode estar na sala, na cozinha ou até no seu quarto, mas tenha certeza, pelos menos umas 5 baratas estão próximas a você...nem sempre estão expostas, quase sempre estão nos encanamentos fazendo a festa, e se entupindo de fezes e restos de comida. A única coisa que mete medo nessas terríveis baratas, são os inseticidas. Se ver uma barata perambulando por sua casa, evite esmagá-la, procure um inseticida ou telefone para o Controle de Pragas mais próximo da sua residência. TODA BARATA SAI CARA...Mas é melhor pagar caro para manter a família protegida de doenças, do que adoecer, afinal de contas, se a barata sai cara, o barato sai mais caro ainda... as vezes, você prefere economizar alguns centavos ao evitar comprar aquele inseticida, mas fazendo isso, acaba dando sinal verde para todos os tipos de doenças que essas imundas transmitem... pode ser caro comprar o veneno, ou contratar os serviços da equipe exterminadora de pragas, mas tenha certeza, PREVENIR É MUITO MELHOR QUE REMEDIAR. NÃO HÁ DINHEIRO NO MUNDO QUE COMPRE SAÚDE, PORTANTO, CUIDE BEM DA SUA SAÚDE E DO SEU BEM ESTAR. Diga NÃO as baratas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário