quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Inseto do dia: Vespa. (by: Mister X A. E Pluribus Unum)

As vespas, chamadas de "marimbondos" no Brasil, são insetos alados, da família Vespidae, e são parentes bem próximas das formigas, embora sejam bastante diferentes de suas rastejantes primas. As vespas estão presentes no planeta a milhões de anos, e foi justamente uma parte delas que evoluiu para as formigas que hoje conhecemos. Da mesma forma que existem as vespas que vivem sozinhas, isoladas, também existem as que vivem em sociedade nas colônias. Cada caixa de marimbondos dura apenas 1 ano. Isso ocorre, porque as rainhas que nascem dentro de cada colônia, permanecem como rainhas somente enquanto durar o inverno, afinal, na Primavera, novas colônias são formadas. As larvas são alimentadas com restos de insetos, e matéria orgânica em decomposição. As vespas habitam todas as áreas, inclusive construções humanas nas zonas urbanas. Os ninhos das vespas são construídos de uma substância bastante semelhante ao papel, que é produzida após a mastigação de fibras vegetais que as vespas coletam pela floresta. No geral são insetos carnívoros, e sua alimentação está baseada em aranhas, borboletas, moscas, etc. Mas também existem as que se alimentam de frutas, ajudando e muito na polinização das flores.  
ANATOMIA DA VESPA
Por dentro de cada vespa, não é muito diferente do interior de cada formiga.(vide a postagem sobre formigas, no início deste Blog) De fato, na anatomia interna, o que muda é apenas o tamanho dos órgãos. A diferença mesmo, está na anatomia externa, afinal, as vespas possuem o corpo mais fino, e um ferrão na porção final do abdômen. Possui olhos compostos, e um par de antenas que utilizam na comunicação dentro e fora da colônia. 

Em Outubro de 2002, levei um susto por conta desse inseto. Na época, todos os finais de semana, passávamos numa casa de férias que tínhamos na zona rural de Gonçalves. Certo dia, passei por debaixo de um pinheiro, e em um dos galhos, havia uma bola, que era na verdade, um vespeiro. Uma das vespas desceu e me picou na mão direita. É uma sensação horrível. Não tive reações alérgicas, mas doeu muito. Chegou a inchar, e meu braço todo dava choques, todas as vezes que eu me mexia. As vespas podem matar, ainda mais se a pessoa for alérgica ao veneno que elas possuem. Por isso eu deixo um alerta: EVITEM ANDAR POR FLORESTAS QUE NÃO CONHECEM, PRINCIPALMENTE DURANTE O VERÃO. É nas estações quentes que esses insetos estão em maior atividade. Se por acaso, ver uma caixa de marimbondos, jamais mexa com eles. As vespas, no geral, são muito unidas, e se você provoca uma, todas as outras vem em sua direção. É bom evitar esse tipo de animal, que inclusive, detesta som alto. Se você quer irritar as vespas, basta ligar uma música alta, nas imediações da colônia, mas uma coisa é certa: VOCÊ NÃO VAI QUERER COMPRAR BRIGA COM ESSAS DAÍ! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário